16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

Se Você quer ganhar massa muscular, você precisa se concentrar em alimentos de qualidade, em vez de comer tudo à vista, o que pode ser prejudicial à sua saúde a longo prazo. Por isso hoje você vai conhecer os 16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar completo no final) Veja aqui também o que comer no pós treino para o ganho de massa muscular.

Aqui estão os 16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar no final):

  • Ovos

  • Nozes e sementes

  • Carne bovina

  • Feijões

  • Iogurte

  • Leite

  • Queijo

  • Óleo

  • Abacate

  • Azeitonas

  • Fruta seca

  • Pão integral e biscoitos

  • Massa

  • Batatas

  • Aveia

  • Granola

Independe do seu objetivo para fazer o bulking, seja motivos pessoais ou para uma competição, esses 16 alimentos serão obrigatórios para o sucesso do seu Bulking (fique até o final do post para pegar o seu plano alimentar)

Personalizando sua nutrição de bulking: todo mundo é diferente

Antes de mergulharmos nas recomendações nutricionais e nos principais alimentos saudáveis para o bulking, é importante considerar que seu corpo, metabolismo e composição genética são únicos. Portanto, não há dieta nem plano de refeições que funcione para todos.

Seja realista sobre qual seria uma meta de ganho de peso razoável para você e seu corpo. Considere onde seu peso esteve quando adulto. Como são os tipos de corpo dos seus pais? E com que peso você se sente melhor?

Quando você toma medidas drásticas para mudar seu peso muito rapidamente, isso pode resultar em efeitos colaterais prejudiciais e danificar seu metabolismo, especialmente se você já lutou com distúrbios alimentares no passado, está tomando certos medicamentos ou tem uma condição médica.

Certifique-se de verificar com seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta ou plano de condicionamento físico.

Metabolismo 101

Seu metabolismo converte as calorias (energia) que você obtém dos alimentos em combustível.

As calorias suportam tudo o que você faz, desde a respiração até o exercício.

Neste exato momento, existem milhares de reações acontecendo em seu corpo para manter suas células saudáveis e processos funcionando de forma otimizada.

Para ganhar peso, é importante primeiro entender um pouco sobre seu metabolismo e como estimar sua queima diária de calorias.

TAXA METABÓLICA DE REPOUSO (RMR)

Sua taxa metabólica de repouso é a quantidade de energia necessária quando seu corpo está em repouso. Este é o número de calorias necessárias para realizar funções essenciais da vida, como respiração, circulação e função celular.

EFEITO TÉRMICO DOS ALIMENTOS

Esta é a energia necessária para quebrar a comida que você come. Sim, é preciso energia para comer comida! Isso inclui engolir, digerir, absorver e armazenar alimentos.

EFEITO TÉRMICO DA ATIVIDADE FÍSICA

Esta é a quantidade de energia que você usa ao realizar atividades da vida diária e exercícios . Isso inclui a energia usada para fazer algo tão simples quanto ficar de pé até o treinamento com exercícios de alta intensidade ( HIIT ).

Isso é importante considerar ao construir um plano de refeições para ganhar peso. Se você estiver se movendo ou treinando com mais frequência, precisará de mais alimentos de alto teor calórico.

TERMOGÊNESE DE ATIVIDADE SEM EXERCÍCIO

Este é um fenômeno interessante. Pense naquela pessoa em sua vida (ou talvez seja você) que simplesmente não consegue ficar parado. Eles terão uma maior queima de calorias na atividade sem exercício. Isso inclui tudo, desde a movimentação até a inquietação.

Qual a quantidade de calorias ideais para o periodo de Bulking?

Existem várias equações e fórmulas para determinar sua taxa metabólica. Se você está em bulking, a chave é comer 500 a 1000 calorias acima da sua taxa metabólica padrão.

Aqui está um exemplo:

Um atleta de 75kg treinando moderadamente = 3.040-3.360 calorias por dia.

Mais 500 calorias por dia para ganho de massa muscular = 3.540 – 3.860 calorias por dia.

Outra maneira de determinar suas necessidades calóricas durante o bulking é ter um excedente de 10% de suas necessidades calóricas padrão.

Uma taxa realista de ganho de peso é de cerca de 0,25-0,5 kg por semana. Tenha em mente que qualquer extra provavelmente será armazenado como gordura. É normal ver flutuações ao longo do caminho, mas o progresso geral é o que mais importa.

Quais os macronutrientes ideias para o Bulking?

Pense nas calorias como a base principal de sua jornada de ganho de peso. Então, você quer se concentrar no equilíbrio certo de macronutrientes: proteína, gordura, carboidratos.

Macronutrientes são os nutrientes que seu corpo precisa em grandes quantidades. Em comparação com micronutrientes (vitaminas e minerais) que são necessários em quantidades menores.

De acordo com a Washington State University , cada um dos macronutrientes é responsável por esses papéis em seu corpo:

  • Carboidratos: combustível durante o exercício, poupa proteína, principal fonte de energia para o cérebro

  • Proteína: estrutura tecidual e muscular, envolvida no metabolismo e nos sistemas hormonais, influencia o equilíbrio ácido/base.

  • Gordura: protege os órgãos vitais, fornece isolamento e reserva de energia, transporta vitaminas lipossolúveis. 

 

Ao focar no ganho de peso, sua energia deve vir principalmente de alimentos ricos em carboidratos. Proteínas magras e gorduras de alta qualidade devem compor a outra metade de sua dieta.

Qual a porcentagem certa de proteínas, carboidratos e gorduras para o Bulking?

O Conselho de Alimentação e Nutrição dos Institutos de Medicina (IOM) criou recomendações de macronutrientes com base nas necessidades individuais ativas. Eles calcularam que uma faixa aceitável de macronutrientes é:

  • 40% de carboidratos (4-7g/kg* peso corporal)

  • 35% de proteína (2-2,5g/kg* peso corporal)

  • 25% de gordura (0,5-2g/kg* peso corporal)

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

Só porque você está tentando ganhar peso não significa que você deve comer sorvete, biscoitos, batatas fritas e milkshakes. 

Claro que não há problema em ceder de vez em quando, mas fazer disso um hábito pode levar a baixa energia, doenças físicas e, eventualmente, doenças crônicas.

Em vez disso, embale seu dia com proteínas de boa qualidade, gorduras saudáveis, carboidratos integrais e frutas e legumes. Comer bem ajudará a fornecer energia para alimentar seus treinos e fazer com que você se sinta melhor.

PROTEÍNA

1. OVOS

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

Os ovos são considerados um padrão ouro quando se trata de proteína. Isso ocorre porque eles contêm todos os aminoácidos essenciais (blocos de construção de proteínas).

Os ovos são altamente biodisponíveis – digeridos, absorvidos e utilizados de forma eficiente pelo seu corpo. Conforme citado no livro Essentials of Food Science , os ovos têm um valor biológico de 100%.

2. NOZES E SEMENTES

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

Nozes e sementes são o lanche portátil perfeito da natureza, especialmente quando você está tentando ganhar. Eles contêm gorduras saudáveis para o coração, fibras, vitaminas e minerais.

Mantenha-os à mão para evitar uma situação de emergência quando você não tiver algo para comer. Para algumas calorias extras, aponte para as versões que foram lubrificadas. Limite os com sal, a menos que você esteja suando muito e precise do sódio extra .

3. CARNE

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

A carne bovina é mal vista por ser gordurosa e levar a doenças cardiovasculares. Mas o truque com a carne bovina é consumi-la com moderação e comer os cortes de boa qualidade.

Algumas carnes vermelhas são ricas em gordura saturada, o que pode aumentar o colesterol no sangue. 

No entanto, novas pesquisas têm mostrado resultados conflitantes. Para ser seguro, a American Heart Association recomenda reduzir a gordura saturada para não mais que 5-6% do total de calorias, se você tiver colesterol alto.

Procure versões alimentadas com capim sempre que possível, porque elas contêm mais ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração. E evite as versões processadas, como carne seca e carnes frias altamente processadas.

4. FEIJÃO

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

Feijão é bom para o coração; e também para o periodo de bulking. Eles são embalados com nutrientes como ferro, potássio, zinco e folato. Eles também são ricos em proteínas e fibras vegetais.

Se você é novo no feijão, incorpore-os lentamente e beba bastante água. Isso ocorre porque sua barriga pode levar algum tempo para se ajustar a mais fibras.

Dependendo do tipo de feijão, uma xícara contém cerca de 200 a 300 calorias. Para torná-los ainda mais fáceis de comer, amasse ou misture-os.

5. IOGURTE

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

O iogurte não só fornece ao seu intestino um aumento de bactérias saudáveis, como também é rico em proteínas de boa qualidade para os músculos.

A variedade de opções lá fora pode ser confusa. Mas se você deseja ganhar peso, opte pelas versões com gordura total.

Evite aqueles com menor teor de gordura (a menos que você tenha colesterol alto ou problemas de saúde do coração), porque eles geralmente contêm açúcares adicionados para substituir a gordura.

O iogurte é um excelente lanche com algumas frutas e nozes. É também uma base perfeita para um batido ou batido caseiro.

6. LEITE

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

O leite é uma excelente combinação de gordura, carboidratos e proteínas. Ele também contém muitas vitaminas e minerais, incluindo o fortalecimento ósseo, vitamina D e cálcio.

A proteína do leite é 20% de soro de leite e 80% de caseína. Ele também contém aminoácidos de cadeia ramificada que podem aumentar o desempenho do exercício. Estudos mostram que eles são melhor absorvidos em seu estado natural, como no leite versus um pó ou suplemento.

Como o leite é fácil de absorver, é um combustível pós-treino perfeito.

7. QUEIJO

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

O queijo é uma excelente fonte de gordura, proteína, cálcio e calorias. Quando você quer ganhar peso, aponte para as versões cheias de gordura.

Estudos mostram que o queijo não aumenta necessariamente o risco de doenças cardiovasculares, no entanto, em geral, substituir a gordura láctea por gordura poliinsaturada (encontrada em alimentos à base de plantas) pode ajudar a aumentar os benefícios para o coração.

GORDURAS/ÓLEOS

8. ÓLEO

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

Óleos à base de plantas, como os de azeitonas e abacates, fornecem muitas calorias e gorduras insaturadas saudáveis para o coração. Uma colher de sopa contém cerca de 120 calorias!

Tenha cuidado ao cozinhar com óleos, pois alguns podem ser danificados quando cozidos em altas temperaturas.

9. ABACATE

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

Abacates são uma fonte incrível de gorduras e vitaminas saudáveis para o coração, como antioxidantes poderosos, vitamina E. 

Estes podem ajudar seus níveis de colesterol – diminuindo as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) “ruins” enquanto aumentam as lipoproteínas de alta densidade “boas” ( HDL).

Abacates também repletos de calorias, cerca de 300 por abacate.

10. AZEITONAS

16 alimentos obrigatórios para Bulking (com plano alimentar)

As azeitonas são ricas em gorduras saudáveis e vitamina E, e ácido oleico, todos úteis para a saúde do coração e diminuição da inflamação.

As azeitonas pretas são naturalmente ricas em antioxidantes.

As azeitonas são ótimas adições a saladas, omeletes, sanduíches e tapenades.

CARBOIDRATOS

11. FRUTOS SECOS

frutas secas

Frutas secas são ricas em calorias e carboidratos naturais. Também contém antioxidantes e nutrientes. 

Devido ao seu alto teor de açúcar natural, eles são ótimos para ganhar peso. Eles são convenientes, fáceis de comer e podem realmente aumentar a fome de algumas pessoas.

Mantenha um lanche fácil de frutas secas e nozes à mão ou seja criativo com suas frutas secas e adicione-as aos seus pratos principais.

12. ALIMENTOS INTEGRAIS

alimentos integrais

Quando você escolhe as versões integrais de pão ou bolachas, você obtém carboidratos complexos, que fornecem energia constante, fibras, vitaminas e minerais.

Pães e bolachas integrais combinam perfeitamente com fontes de proteína. Por exemplo, coma pão e ovos no café da manhã.

13. MASSA

massa

Este alimento moderadamente alto em calorias tem cerca de 200 calorias por xícara.A massa também é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam na energia celular e metabólica.

A massa pode ser adaptada a muitos pratos para bulking. Coma como uma refeição principal com molho de macarrão ou cozinhe e leve à geladeira para fazer uma salada de macarrão. 

Para aumentar as calorias, adicione óleos, molhos e até alimentos como abacate.

14. BATATAS

batatas

Esses vegetais de raiz não perecíveis são ricos em carboidratos que podem ser usados como energia rápida ou armazenados como músculo ou peso extra. Eles também são ricos em potássio, que pode ser útil para a pressão arterial e hidratação durante treinos difíceis.

Escolha as fontes naturais de batatas em vez de batatas fritas que contêm muito sal e gorduras insalubres. Estes tendem a conter gordura trans, que está ligada a alguns tipos de câncer e doenças cardíacas.

Uma refeição simples e barata pode ser uma batata assada com filé de frango.

15. AVEIA

aveia

Embora estes sejam normalmente considerados como um alimento dietético, a aveia também pode ajudar no ganho de peso. 

Eles são uma rica fonte de fibra solúvel que pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue para obter energia duradoura e manter as coisas em movimento pelo trato digestivo.

Tente fazer sua aveia matinal com leite para obter mais calorias e cremosidade. Cubra com nozes, frutas secas e mel de sua escolha.

A aveia também é excelente para fazer versões saudáveis de biscoitos. Eles também podem ser adicionados a ovos mexidos.

16. GRANOLA

granola

A granola é tipicamente feita de aveia e depois revestida com óleo e adoçantes como mel e açúcar mascavo. Geralmente é misturado com algumas nozes picadas e frutas secas, fornecendo mais de 500 calorias por xícara.

Cubra seu iogurte com um pouco de granola ou coma-o como cereal com leite e você estará ganhando ainda mais calorias.

FRUTAS E VEGETAIS

Você pode estar se perguntando por que frutas e vegetais não fazem parte da lista de alimentos saudáveis para o período de bulking. Frutas e vegetais são densos em nutrientes (o que significa que contêm muitas vitaminas e minerais), mas são baixos em calorias.

Com isso dito, eles não devem ser negligenciados! Como explica Harvard , uma dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir a pressão arterial, reduzir o risco de doenças cardíacas, prevenir alguns tipos de câncer, diminuir o risco de problemas digestivos e regular o açúcar no sangue.

Tente adicionar frutas e vegetais às suas refeições e tente incluir uma variedade. Por exemplo, tente adicionar cogumelos cozidos e espinafre ao seu macarrão ou ovos.

Dicas e truques para facilitar o período de Bulking

Agora que você sabe quais alimentos ajudam você a ganhar muito, vamos conversar sobre dicas e truques sorrateiros sobre como incorporá-los à sua rotina diária.

LANCHES DE EMERGÊNCIA

Esses alimentos naturais têm uma alta densidade calórica, o que significa que há muitas calorias e nutrição em pequenas quantidades. 

Eles também são não perecíveis , perfeitos para manter com você em sua bolsa de ginástica ou carro. Eles estarão lá para você se esquecer um lanche ou não conseguir acesso a comida.

  • Nozes
  • Sementes

  • Frutas secas

BESTEIRAS

Essas podem ser as tentações de quem está fazendo dieta, mas quando você está tentando ganhar massa muscular, elas ajudam seus esforços no ganho de peso.

Você também pode comer ocasionalmente quando estiver distraído (como assistir TV). O truque é comer pequenas quantidades, muitas vezes:

  • Queijo

  • Azeitonas

  • Biscoitos ou pão

  • Manteiga de amendoim ou nozes

  • Húmus

  • pipoca caseira

FOCO NAS GORDURAS

A gordura contém a quantidade mais significativa de calorias por grama (9kcal por grama versus 4kcal por grama para proteínas e carboidratos). Isso o torna uma estrela quando se trata de ser um alimento com alto volumes de calorias.

Como bônus, foi comprovado que comer alimentos ricos em carboidratos e ricos em gordura aumenta o apetite e os desejos. Isso irá incentivá-lo a comer mais. De acordo com a Harvard School of Public Health , eles podem ajudar no ganho de peso.

 

  • Nozes e frutas secas

  • Chips de guacamole e tortilha

  • Bolachas de cereais com manteiga de amendoim

  • Homus com pita

BEBA SUAS CALORIAS

Shakes comprados em lojas não fazem bem ao corpo porque tendem a conter muitos ingredientes processados e não saudáveis . 

Mas se você consumir suas calorias na forma de smoothies caseiros, shakes de proteína ou até mesmo leite , obterá mais calorias sem a plenitude.

Plano alimentar completo para Bulking

Todo mundo é diferente e requer quantidades variadas de calorias. Combine as diretrizes recomendadas de calorias e macro discutidas acima com este guia de plano de refeições.

Sinta-se à vontade para ser flexível com isso. Você pode trocar alimentos da mesma categoria macro (proteína por proteína, por exemplo). Procure comer cerca de cinco a seis vezes por dia. 

Os horários das refeições podem ser ajustados de acordo com sua programação. A chave é continuar comendo!

REFEIÇÃO

COMIDA

Café da manhã

1 xícara de aveia instantânea (seca) – 300 kcal
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim – 175 kcal
1 banana – 100 kcal
1 xícara de leite – 150 kcal
725 kcal

Lanche

1 xícara de iogurte desnatado – 100 kcal
¼ xícara de passas – 100 kcal
2 onças de granola – 275 kcal
475 kcal

Almoço

2 fatias de pão integral – 200 kcal
3 onças de peito de frango – 150 kcal
½ abacate 150 kcal
Alface (calorias insignificantes)
1 xícara de molho de maçã – 100 kcal
600 kcal

Lanche

2 ovos cozidos – 150 kcal
2 onças de queijo – 200 kcal
12 bolachas 150 kcal
500 kcal

Jantar

4 filés pequenos de salmão – 225 kcal
2 xícaras de arroz integral – 300 kcal
2 colheres de sopa de óleo – 250 kcal
1 xícara de vegetais mistos (calorias insignificantes)
1 xícara de feijão preto – 125 kcal
900 kcal

Lanche

1 xicara de Chocolate – 150 kcal
1 xícara de pipoca caseira – 150 kcal
300 kcal

CALORIAS TOTAIS:

3500kcal*

Conclusão

Assim como qualquer mudança sustentável, o ganho de peso leva tempo. Não vai acontecer da noite para o dia. Tente não desanimar se você não ver os resultados imediatamente.

Lembre-se de que qualquer mudança de comportamento envolve o desenvolvimento de novos hábitos, e velhos hábitos são difíceis de quebrar. Mas se você continuar comendo, você chegará ao seu objetivo.

Para potencializar ainda mais os seus resultados de ganho de massa muscular, você precisa de uma periodização de treino intensa, pensando nisso nós criamos o Projeto Monstro . Clique no link e saiba mais.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate
    to this brilliant blog! I suppose for now i’ll settle
    for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to brand new updates and will talk about this blog with my Facebook group.

    Talk soon!

  2. Aw, this was an extremely good post. Spending some time and actual effort to produce a superb article… but what can I say… I put things off a whole
    lot and never seem to get nearly anything done.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.